Os desenhos mais clássicos dos estúdios Hanna-Barbera

Personagens dos estúdios Hanna-Barbera

O estúdio Hanna-Barbera foi fundado pelos animadores e amigos William Hanna e Joseph Barbera, em 1957. Ambos se conheceram nos estúdios da MGM (Metro-Goldwyn-Mayer) 20 anos antes e iniciaram uma parceria que durou mais de 60 anos e marcou a infância da maioria das pessoas, especialmente na segunda metade do século XX.

O primeiro grande sucesso da dupla de animadores foi o curta-metragem animado “Puss Gets the Boot”, lançado em 1940, que estrelava um gato chamado Jasper e um rato chamado Jinx. O curta foi um sucesso enorme, sendo indicado ao Oscar (na época, os desenhos animados eram exibidos nos cinemas, antes dos filmes, e não na televisão). Esse foi a primeira obra que viria a fazer parte da série animada Tom & Jerry.

Na segunda metade da década de 50, os executivos da MGM decidiram fechar os estúdios de animação por acharem que já tinham um estoque grande de curtas para relançarem. Foi então que William Hanna e Joseph Barbera decidiram criar seu próprio estúdio de animação, o Hanna-Barbera.

Utilizando uma técnica de produção que facilitava muito a produção de animação, o estúdio conseguia produzir desenhos animados com uma frequência muito maior e um custo muito reduzido. Assim, os dois animadores foram responsáveis pela popularização do desenho animado na televisão americana.

No post de hoje, nós do Movie Cars vamos matar a saudade e relembrar alguns dos desenhos animados mais icônicos da história dos estúdios Hanna-Barbera. Se você acha que ficou faltando algum na nossa lista, você pode contribuir com a gente deixando nos comentários do post. Aproveita e fala pra gente qual desses é o seu favorito!

Os Flintstones (1960)

Família Flinston

O desenho animado Os Flintstones é considerado o primeiro grande sucesso dos estúdios Hanna-Barbera, já que Tom & Jerry foi criado pela dupla enquanto ainda trabalhavam na MGM. Situada na idade da pedra, o desenho relata a vida de Fred e Wilma Flintstone e seus amigos Barney e Betty Rubble. A série é considerada a primeira sitcom animada da história e foi ao ar entre os anos de 1960 e 1966, se tornando a série animada de maior duração na TV americana na época.

Zé Colmeia (1958)

Personagens do Zé Colmeia (1958)

Um dos personagens mais famosos dos estúdios Hanna-Barbera, Zé Colmeia apareceu pela primeira vez na série animada Dom Quixote (1958). O sucesso foi tão grande que não demorou muito para que o personagem ganhasse sua própria série, juntamente com seu melhor amigo Catatau e sua namorada Cindy. Zé Colmeia é um urso pardo que vive no parque Jellystone e adora roubar comida dos visitantes do local. Por conta dos seus hábitos alimentares incomuns para um urso, ele sempre acaba causando conflito com o guarda Smith.

Os Jetsons (1962)

Família Jetson

Criado como um contraponto aos Flintstones, Os Jetsons não fez tanto sucesso quanto seus colegas da idade da pedra, mas ainda assim é lembrado até hoje. A série animada se passa 100 anos no futuro, na cidade de Orbit, que exibe uma arquitetura totalmente futurística.

Lançado no início da década de 60, o desenho previu diversas tecnologias presentes nos dias de hoje, como relógios inteligentes, vídeo chamada, TVs de tela plana de alta definição e drones.

Corrida Maluca (1968)

Personagens da Corrida Maluca

Corrida Maluca é o um dos maiores sucessos dos estúdios Hanna Barbera. Onze carros malucos competem para conquistarem o troféu de “corredor mais biruta do mundo”. Os personagens mais marcantes da série eram o trapaceiro Dick Vigarista e seu cachorro Muttley, que tentavam prejudicar os outros competidores, mas sempre dava errado e a dupla nunca venceu nenhuma corrida. O sucesso da dupla foi tão grande que até ganharam uma série animada própria, chamada Esquadrilha Abutre (ou Peguem o Pombo).

Outra personagem icônica da Corrida Maluca é a Penélope Charmosa, que inspirou diversas mulheres no automobilismo e é um dos maiores símbolos femininos da cultura pop. A personagem também teve uma série própria, chamada Os Apuros de Penélope. Aqui no Movie Cars nós temos o carro da Penélope (chamado de Compact Pussycat) em tamanho real! Os fãs da corrida maluca vão se apaixonar por ele.

Scooby-Doo (1969)

Personagens do Scooby Doo

Talvez o maior sucesso da história do estúdio, Scooby-Doo, Cadê Você? estreou em 1969 e foi criado pelos animadores Joe Ruby e Ken Spears. A série dispensa apresentações e faz sucesso até hoje, fazendo parte da cultura pop mundial. No Brasil, a voz do Scooby-Doo é da lenda da dublagem Orlando Drummond e é reconhecida como uma das vozes mais marcantes da história dos desenhos animados brasileiros. Atualmente Scooby-Doo é um dos mais antigos desenhos ainda em produção e em 2019 foi lançada a 13ª série animada carregando o nome da franquia, Scooby-Doo e Convidados.

Tutubarão (1976)

Tutubarão, 1976

Dos mesmos criadores de Scooby-Doo (Joe Ruby e Ken Spears), Tutubarão estreou na TV americana em setembro de 1976. O personagem principal é o baterista de uma banda de rock chamada “Os Netunos”, composta por outros 4 adolescentes e vivem em uma civilização subaquática. O desenho segue o formato de episódios singulares, onde os personagens viajam em turnê pelos mares e precisam derrotar vilões megalomaníacos que buscam dominar o mundo embaixo d’água.

A Família Addams (1973)

Família Adams, 1973

Baseada na série live action de 1964, a Familia Addams em desenho animado apareceu pela primeira vez no terceiro episódio da série Os Novos Filmes de Scooby-Doo, intitulado “Scooby-Doo Meets the Addams Family” (Scooby-Doo conhece a Família Addams), e posteriormente ganharam uma série animada própria. Diferente da série com atores reais, o desenho narra os Addams em uma viagem pelos Estados Unidos em um carro que lembra a mansão da Família. Ao longo da viagem, os Addams assustam as pessoas com seus interesses estranhos e suas habilidades sobrenaturais.

Capitão Caverna (1977)

Capitão Caverna, 1977

Quem não lembra do clássico grito de batalha “CAPITÃO CAVEEEERRRNAAAAA”? O personagem apareceu pela primeira vez na série “Capitão Caverna e as Panterinhas”, um seguimento dentro do programa Os Ho-Ho-Límpicos. Capitão Caverna é um homem das cavernas super herói que é descoberto congelado pelas Panterinhas, que são versões animadas baseada nas Panteras. O personagem utiliza de sua superforça e de objetivos escondidos variados em seus pelos para combater o crime ao lado de suas novas amigas.

O Novo Show do Popeye (1978)

Popeye, 1978

A primeira aparição do marinheiro mais famoso do mundo na televisão foi na série animada O Marinheiro Popeye, de 1960, que ficou no ar até 1962. Nos anos 1970, o estúdio Hanna-Barbera fechou um contrato junto a King Features Syndicate (detentora dos direitos dos personagens) para uma nova série animada que estreou em 1978, com o nome de O Novo Show do Popeye. A série animada produzida pelos estúdios HB tinha diferenças com relação a primeira versão, como o figurino dos personagens e a restrição de violência imposta aos desenhos infantis na época.

Os Smurfs (1981)

Smurfs, 1981

Os smurfs nasceram no final da década de 50, na Bélgica. Em 1976, os personagens chegaram nos Estados Unidos através de produtos e brinquedos. Após o grande sucesso, os estúdios Hanna-Barbera fecharam um contrato para produzir uma série animada da franquia. Após quase 10 anos de sucesso, a série foi cancelada em 1989 por conta da queda de audiência.

Agora é só matar a saudade!

Agora você já relembrou os desenhos mais marcantes do estúdio Hanna-Barbera, você pode escolher o seu favorito e matar a saudade. O site da Warner Bros. Kids disponibiliza vários episódios desses desenhos clássicos de graça! Acesse www.wbkidsgo.com e divirta-se!

MOVIE CARS ENTERTAINMENT

Quem vai em direção ao Parque Nacional do Iguaçu, ao passar pela rotatória de acesso ao aeroporto de Foz do Iguaçu, irá encontrar o Movie Cars Entertainment à esquerda, via marginal do Hotel Colonial.

O parque temático Movie Cars Entertainment traz muitas novidades através das redes sociais. Por isso, nos acompanhe no Instagram, Facebook, TikTok e Twitter.

– Horário de Funcionamento:

Todos os dias, das 09h00 às 18h00.

– Endereço:

Rodovia das Cataratas – BR 469, km 20 nº 11547 Localizado 950 metros da entrada do Parque Nacional do Iguaçu (Cataratas do Iguaçu).

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Visite-nos
Categorias
 
Últimas publicações

Endereço:

Rodovia das Cataratas - BR 469, km 20 nº 11547
Parque Nacional do Iguaçu, Foz do Iguaçu - PR, 85853-881, Brasil

Trace sua rota

Utilize seu App de preferência

DE TERÇA A DOMINGO
das 9h às 19h

Bilheteria
das 9h às 18h

ACESSO Ao parque
das 9h às 18h

Restaurante, Loja e
Fotografia das 9h às 19h