O que fazer em Foz do Iguaçu: 12 passeios e uma viagem inesquecível!

Descubra por que Foz do Iguaçu é um dos maiores destinos turísticos do Brasil. Além de Foz do Iguaçu abrigar uma das 7 Maravilhas da Natureza, a cidade possui diversos atrativos pra lá de emocionantes e que garantem muita aventura para todos os turistas que vem visitar a cidade. E para ajudar você a planejar sua viagem, preparamos um roteiro sobre o que fazer em Foz do Iguaçu trazendo 12 dicas de passeios incríveis que te garantirão momentos inesquecíveis!

Foz do Iguaçu é rica em diversidade de lugares para passear, agradando todos os gostos. São várias viagens num só destino. Para os amantes da natureza, aqui é perfeito, mas saiba que a cidade também oferece vários passeios radicais, de aventura e, até passeios religiosos. Tudo isso torna Foz do Iguaçu um destino completo e queridinho por milhares de turistas. Confira as dicas abaixo e ajuste sua estada por Foz do Iguaçu para aproveitar ao máximo sua viagem!

1- Cataratas do Iguaçu

cataratas-do-iguacu-foz-do-iguacu
Cataratas do Iguaçu – Foto: Divulgação

O Parque Nacional do Iguaçu, lugar onde ficam as Cataratas do Iguaçu, é o principal atrativo de Foz e um ponto de parada obrigatório de todos os turistas. Popularmente conhecido como o Parque das Cataratas, está localizado no trecho final do Rio Iguaçu e é o maior conjunto de quedas d’água do mundo, com 275 saltos dos mais variados tamanhos e o maior deles, com 80 metros de altura, é a famosa Garganta do Diabo

Além de ser considerada uma das 7 Maravilhas da Natureza, as Cataratas do Iguaçu é um Patrimônio Natural da Humanidade, ademais das quedas, há uma vasta área verde com rica fauna e flora a se explorar. A largura total das Cataratas no território brasileiro é de aproximadamente 800m, mas fique sabendo que há também as Cataratas del Iguazú* que ficam nos territórios do nosso país vizinho, a Argentina, possuindo mais 1.900m. A área total de ambos os Parques Nacionais corresponde a 250 mil hectares de floresta subtropical.

O passeio no Parque Nacional do Iguaçu se inicia a bordo de um ônibus panorâmico que conduz os visitantes pelo interior do parque até o início das passarelas de onde se pode observar uma das mais belas paisagens do mundo – As Cataratas do Iguaçu. Há também a opção de fazer o passeio de bicicleta, onde é realizado um trajeto pedalando aproximadamente 11 quilômetros.

O parque das Cataratas do Iguaçu já está funcionando?

Sim! O horário de visitação atual é de terça à domingo, das 9h às 16h. Os ingressos deverão ser adquiridos mediante agendamento de horário através do site. 

*Atualmente as Cataratas del Iguazú (lado argentino) se encontra fechada para turistas brasileiros por conta do fechamento das fronteiras em decorrência da Covid-19.

2- Movie Cars Entertainment (Novo Parque Temático)

O novo parque temático em Foz, o Movie Cars Entertainment, é um atrativo de conceito único, onde cada visitante experimenta a verdadeira sensação hollywoodiana de estar dentro de um daqueles cenários incríveis da Disney direto na Terra das Cataratas. São 24 cenários cinematográficos onde são apresentados mais de 50 carros e motos que marcaram os filmes, séries, desenhos e clipes musicais mais famosos do mundo.

O Movie Cars garante experiências marcantes e totalmente imersivas, através de ambientes tematizados, com sonorização e iluminação de ponta, que fazem com que o visitante sinta aquela nostalgia de estar dentro de um grande momento que marcou as telinhas do cinema.

Além do parque, o Movie Cars também conta com um restaurante e hamburgueria temáticos, com uma decoração no estilo americano que te leva pelo túnel do tempo direto aos anos 50. O cardápio inclui uma grande variedade de hambúrgueres, pratos exclusivos, petiscos, saladas, sobremesas e cafeteria. Você fará refeições saborosas em um ambiente incrível.

E para aqueles que amam levar uma lembrança pra casa ou querem surpreender aquela pessoa especial com um presente super personalizado, o Movie Cars também possui uma loja exclusiva de souvenirs com os mais variados produtos que vão desde camisetas, canecas, objetos decorativos vintage que incluem carrinhos em miniatura que marcaram os clássicos dos cinemas.

  • Horário de Atendimento:

O parque temático funciona de terça à domingo, das 9h às 19h, sendo necessário adquirir os ingressos na bilheteria entre as 09h e 17h ou através do site do atrativo. A hamburgueria e loja funcionam independentes ao acesso do parque, não tem qualquer custo para entrar. Um diferencial da maioria dos atrativos turísticos da região.

Para aqueles viajantes mais aventureiros, confira os melhores passeios que garantirão muita adrenalina e emoção ao seu roteiro:

3- Macuco Safari

passeio-macuco-safari-cataratas-do-iguacu
Passeio de barco no Macuco Safari – Foto: Divulgação

Considerado um dos passeios mais radicais de Foz, o Macuco Safari é uma aventura de barco que garante muita adrenalina nas corredeiras do Rio Iguaçu e finaliza com um verdadeiro banho de cachoeira nas Cataratas.

  • Como é o passeio Macuco Safari?

O passeio Macuco Safari é dividido em 3 partes e a duração é de aproximadamente 2h. A primeira etapa é um trajeto em um veículo elétrico, a famosa carretinha, que leva os turistas a uma trilha em meio à Mata Atlântica, onde um guia local explica sobre a fauna e flora que fazem parte do Parque.

A segunda fase do passeio, inclui uma pequena caminhada pela trilha de madeira de 600m que leva até o deck, onde é realizado o embarque nos barcos.

E a última parte, é o passeio final pelo rio até as Cataratas do Iguaçu, onde o barco realiza uma parada para uma ducha inesquecível nas quedas d’água.

  • Qual é o horário de atendimento?

O Macuco Safari está funcionando de terça à domingo, das 9h às 16h. Os passeios acontecem a cada 20 minutos aproximadamente. O ingresso para o Macuco Safari pode ser adquirido pelo site ou direto na bilheteria do Parque.

4- Aguaray Eco Esportes

Aguaray Eco Esportes – Foto: Divulgação

O Aguaray Eco Esportes é um passeio que envolve uma trilha a pé, seguido de um maravilhoso banho de cachoeira e finaliza com um trajeto de caiaque pelo Rio Iguaçu. Trata-se de um passeio bem tranquilo e com todo o suporte de profissionais especializados.

Com uma duração aproximada de 3h, o Aguaray é destinado para aqueles que curtem praticar esportes de aventura ligados à natureza. O passeio envolve principalmente a canoagem e a caminhada, que são feitos em meio às belezas naturais de Foz do Iguaçu, como os rios, cachoeiras, fauna e flora da região.

  • Horário de Funcionamento:

O Aguaray Eco Esportes funciona diariamente, das 9h às 14h30, mediante agendamento antecipado.

5- Iguassu Secret Falls

iguassu-secret-falls-foz-do-iguaçu
Iguassu Secret Falls – Foto: Divulgação

O passeio do Iguassu Secret Falls proporciona uma aventura pra lá de emocionante em cenários naturais de tirar o fôlego. Os visitantes percorrem até 10 cachoeiras secretas em Foz do Iguaçu, que são perfeitas para um super banho. É um dia inteiro de expedição, que é dividido em quatro trilhas diferentes e juntas totalizam aproximadamente 4km.

Todas essas 10 cachoeiras são ideais para banho e algumas delas até oferecem hidromassagens naturais. É simplesmente um verdadeiro banho de relaxamento! As trilhas passam por 3 rios: Carimã, Tamanduá e Remanso, cada um com suas belezas únicas. O passeio completo do Iguassu Secret Falls pode durar entre 4 e 10 horas.

Durante o percurso, há uma parada para o almoço com direito a uma deliciosa feijoada típica ou o visitante pode optar por algum outro prato de sua preferência. São 4 opções de almoço: Feijoada na Sou Local, Comida de Fazenda no Restaurante Barracão, Massas na Cantina Dona Elvira ou pratos veganos e vegetarianos na Cantina da Bea.

  • Horário de Atendimento:

O atrativo funciona diariamente, das 8h às 18h. Você poderá adquirir o passeio direto pelo site do atrativo.

6- Helisul Experience

Passeio de helicóptero Helisul Experience – Foto: Divulgação

O Helisul Experience é o melhor passeio panorâmico de helicóptero em Foz do Iguaçu. Mais de 3 milhões de pessoas de todos os lugares do mundo já viveram essa experiência única e tiveram a oportunidade de curtir uma vista privilegiada das Cataratas do Iguaçu e outros pontos turísticos incríveis da região.

Com mais de 45 anos de experiência realizando voos panorâmicos em Foz, a Helisul Experience atende aos mais rígidos padrões de segurança, sendo assim, todos os voos e operações seguem todas as leis, normas e regulamentos da aviação.

O passeio de helicóptero em Foz pode ter uma duração de 10 a 35 minutos, pois depende muito dos pontos turísticos que irá visitar. O itinerário pelas Cataratas do Iguaçu tem uma duração aproximada de 10 minutos, já o roteiro pela Represa de Itaipu, Marco das 3 Fronteiras e Cataratas do Iguaçu, tem uma duração maior que totalizam aproximadamente 35 minutos.

  • Horário de Funcionamento:

A Helisul Experience opera diariamente das 08h30 às 17h00 e os bilhetes podem ser adquiridos direto pelo site.

E aqueles que procuram diversão em família, confira os passeios mais divertidos em Foz para curtir com toda a galera:

7- Blue Park Foz

O Blue Park é um parque aquático em Foz com uma das maiores praias do mundo de águas termais com ondas e garante muita diversão para todos. Em um verdadeiro cenário paradisíaco, o Blue Park conta com 9 tipos de ondas com até 1,20m de altura, areia natural e águas cristalinas que lembram o tão desejado mar caribenho.

O Blue Park fica sobre o Aquífero Guarani, a segunda maior reserva de água doce do mundo, isso significa que, o abastecimento da praia é feito constantemente de águas termais cristalinas. A praia termal traz várias atrações radicais que garantem muita diversão e adrenalina para toda a família.

  • Horário de Atendimento:

O Blue Park funciona de sexta a domingo, das 10h às 18h. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site do atrativo ou direto na bilheteria.

  • Lembrando que, apesar do parque não permitir a entrada com alimentos e bebidas, o tererê e o chimarrão são sempre bem-vindos!

8- Aquamania

aquamania-parque-aquatico-foz-do-iguaçu
Parque aquático Aquamania – Foto: Divulgação

Localizado em Foz do Iguaçu, o Aquamania é um parque aquático com 7 tobogãs que chegam até 22m de altura, além de 7 piscinas que incluem as de Vôlei Aquático, Biribol, Rio Preguiçoso e Twingo, tudo preparado para encontrar muita diversão e fugir da rotina.

Crianças e adultos têm diversão garantida em várias atrações do Aquamania, como o Rio Lento, onde você faz um passeio de boia em uma piscina exclusiva, a Hora do Recreio, que é uma piscina especial para jogar vôlei, além dos brinquedos e escorregadores divertidos como o 4 Torres, Octofun, Adrenalina, Rapidão e Sensação.

  • Horário de Atendimento:

O Aquamania funciona de terça a domingo, das 11h às 18h. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site do atrativo ou direto na bilheteria.

E para aqueles que buscam fazer passeios de observação e querem ter experiências imersivas de conhecimento:

9- Marco das Três Fronteiras

por-do-sol-marco-das-tres-fronteiras-foz-do-iguaçu
Pôr do sol no Marco das Três Fronteiras – Foto: Divulgação

Localizado no ponto em que fazem fronteira comum, Brasil, Argentina e Paraguai, o Marco das Três Fronteiras é um obelisco construído com pedras e traz em sua pintura as cores da bandeira do Brasil. É um cenário impressionante, onde as águas do Rio Iguaçu se juntam com as do Rio Paraná, trazendo à tona toda a história que esses três países têm em comum.

  • O que tem no Marco das Três Fronteiras?

Somente no Marco das 3 Fronteiras você poderá assistir à um incrível pôr-do-sol entre os três países fronteiriços. Essa cena emociona o turista, que presencia esse momento indescritível com três países tão próximos um do outro.

O Marco das Três Fronteiras em Foz do Iguaçu possui uma Vila Cenográfica é homenagem às Missões Jesuíticas, além de contar com loja de artesanatos, playground, lanchonete e um mirante de observação.

  • Horário de Atendimento:

O Marco das 3 Fronteiras funciona de terça a domingo, das 15h às 21h. Os clientes podem comprar os ingressos pelo site do atrativo ou direto na bilheteria.

10- Usina Hidrelétrica de Itaipu

Passeio panorâmico na Usina de Itaipu – Foto: Divulgação

A Itaipu Binacional é a maior usina hidrelétrica do mundo em produção de energia e considerada uma Maravilha da Engenharia Moderna. A Itaipu oferece diversos passeios aos turistas, tendo como ponto de partida o Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu (CRV-Itaipu).

Localizada no Rio Paraná, na fronteira entre Brasil e Paraguai, a Usina de Itaipu é responsável pela produção de 17% de toda energia consumida no Brasil e 80% da energia usada em todo o Paraguai. São um total de 20 turbinas que geram aproximadamente 14 mil megawatts.

O passeio panorâmico é feito em um ônibus de dois andares, acompanhado de guias turísticos que contam toda a história sobre a construção da Itaipu. Este passeio permite uma visão bem abrangente de todos os principais pontos da Usina e do reservatório que abastece a Hidrelétrica.

Há também mirantes, além da enorme barragem com aproximadamente 8 km de extensão e 196 metros de altura que pode ser vista de perto em dos pontos de parada obrigatória.

  • Horário de Atendimento:

A Itaipu Binacional funciona de quarta a segunda, das 8h30 às 18h. Os ingressos podem ser comprados direto na bilheteria ou pelo site.

E para quem curte um passeio com uma vibe mais relax em contato com a natureza e com a espiritualidade, aqui vão nossas melhores sugestões:

11- Templo Budista Chen Tien

O Templo Budista Chen Tien foi construído em 1996 por monges e imigrantes do Taiwan. Fica localizado em uma região alta da cidade, com vista privilegiada, onde dá para visualizar parte do centro de Foz do Iguaçu e de Ciudad del Este, no Paraguai.

Nos jardins do Templo Budista em Foz há mais de 120 estátuas, cada uma carrega um significado único, e o destaque maior, é uma estátua de 7m de altura do Buda. Toda a composição do local cria um ambiente bastante especial permitindo um contato mais próximo da filosofia Budista e proporcionando um momento de descanso durante todo o passeio.

  • Horário de Visitação:

O Templo Budista em Foz do Iguaçu está funcionando de segunda a sábado, das 9h30 às 16h. A entrada no Templo é gratuita.

12- Parque das Aves

parque-das-aves-turismo-foz-do-iguaçu
Parque das Aves – Foto: Divulgação

Criado em 1994, o Parque das Aves é um dos atrativos mais visitados de Foz do Iguaçu e está localizado em frente à entrada do Parque Nacional do Iguaçu.

  • O que tem no Parque das Aves?

No local, o visitante irá encontrar diversos viveiros construídos especialmente para as várias espécies de aves e répteis nativos da Mata Atlântica, além de também contar com um incrível borboletário.

Dentre as espécies que pode ser vista no parque estão tucanos, papagaios, corujas e garças, além de poder conhecer de pertinho o maior viveiro de araras do mundo no Parque das Aves em Foz do Iguaçu.

Durante o passeio, o visitante poderá fazer refeições no local, e há também uma loja de souvenires com presentes variados.

  • Horário de Funcionamento:

O Parque das Aves funciona de terça a domingo, das 9h às 16h.  Os ingressos podem ser comprados diretamente do site do atrativo.

Outras Notícias

Compartilhe essa notícia:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Endereço:

Rodovia das Cataratas - BR 469, km 20 nº 11547
Parque Nacional do Iguaçu, Foz do Iguaçu - PR, 85853-881, Brasil

Trace sua rota

Utilize seu App de preferência

Terça a Domingo
das 9h às 17h

Bilheteria
das 9h às 17h

Funcionamento do
parque das 9h às 19h

Restaurante, Loja e
Fotografia das 9h às 19h

Endereço:

Rodovia das Cataratas - BR 469, km 20 nº 11547
Parque Nacional do Iguaçu, Foz do Iguaçu - PR, 85853-881, Brasil

Trace sua rota

Utilize seu App de preferência