O que Queen, Mick Jagger, Phil Collins, Elton John, Paul McCartney têm em comum? Eles e outros grandes ícones do rock fizeram parte do megaevento Live Aid, no dia 13 de julho de 1985 e, em homenagem a ele, essa data foi escolhida para ser comemorado o Dia Mundial do Rock.
Organizado por Bob Geldof, o Live Aid foi um show simultâneo em Londres e na Filadélfia (EEUU). O principal objetivo do evento era o de erradicar a fome na Etiópia. Mas, o evento chamou mesmo a atenção por contar com a presença de renomados artistas e grupos de rock da época, como Queen, Mick Jagger, Phil Collins, Elton John, Paul McCartney, Rolling Stones, U2, entre outros.
O show contou com transmissão ao vivo para diversos países e, na ocasião, o cantor e baterista Phil Collins sugeriu que o dia 13 de julho fosse lembrando como o Dia Mundial do Rock.
Dia Mundial do Rock só no Brasil?
Um fato curioso sobre essa data é que, apesar de chamar Dia Mundial, ela é celebrada com maior força no Brasil, devido à vários questionamentos feitos por outros países em relação à data que foi escolhida.
Em meados de 1987, duas rádios de rock de São Paulo — a 89 FM e a 97 FM, fizeram uma homenagem a esse estilo musical tão famoso e com tanta história e, também, aos músicos que dedicaram suas vidas ao rock.
A partir daí, a comemoração ganhou lugar no coração dos fãs e se popularizou, levando milhares de pessoas a celebrarem anualmente, até os dias de hoje, o Dia Mundial do Rock no dia 13 de julho.
A evolução do Rock ao longo das décadas
O tal do rock ’n’ roll é um dos estilos musicais mais famosos da história e surgiu entre os anos 40 e 50 nos Estados Unidos, derivado de uma mistura do blues, jazz e country, estilos bem populares nos Estados Unidos nessa época.
Com o passar dos anos, foram surgindo diferentes estilos de rock até chegarmos à variedade que temos hoje.
Anos 50 e 60
Os grandes ícones do blues, como Little Richard e Elvis Presley, marcaram o início da história do rock. Foram tempos revolucionários marcados pela mistura do blues, dos cantores negros, com o country, de predominância branca.
Uma curiosidade sobre o lendário Elvis Presley é que, além dele ter se tornado um ícone, ele possuía um Lincoln Continental 1962, que também virou uma referência do Rei do Rock. E um modelo idêntico está no Movie Cars, com câmbio automático, vidros elétricos, ar condicionado e sob o capô um enorme motor V8 7.0 de 325 cavalos de potência.
Nos anos 60, o bom e velho rock ganhou força em diferentes países nos quais ainda não era tão conhecido, como o próprio Brasil. Grandes nomes como Jimi Hendrix, Led Zeppelin, The Beatles, Rolling Stones, The Who e Pink Floyd já dominavam o mundo.
John Lennon, por exemplo, é mais um ícone do rock que também eternizou seu veículo, um Rolls-Royce, que é considerado um dos mais famosos da história. E, inspirado no veículo icônico do Lennon, o Movie Cars reproduziu sua própria versão em um Rolls-Royce Silver Wraith de 1952, com uma pintura psicodélica, um tributo ao artista Steve Weaver e sua arte Summer of Love que foi feita no Rolls-Royce de John Lennon.
Anos 70 e 80
Uma década depois, surge o heavy metal, trazendo nomes como Black Sabbath, Judas Priest e Deep Purple para marcar esse período.
O punk e o grunge também ganham espaço com o surgimento dos Ramones, The Clash, Sex Pistols, Nirvana e Alice in Chains.
Já a década de 80, revoluciona com o glam rock, hard rock e o com o fortalecimento do heavy metal, aparecendo com grandes bandas como Bom Jovi, AC/DC, Mötley Crüe, Aerosmith, Metallica, Iron Maiden, dentre outros.
Anos 90 e 2000
Quem não se lembra da popularidade de Pearl Jam, Nickelback, Foo Fighters e Red Hot Chili Peppers? Os anos 90 foi uma década importante e representativa para a história do rock. Década de grandes hits, que continuam fazendo sucesso até os dias de hoje.
No Brasil, quem marcou a década de 90 foram os Mamonas Assassinas. Com uma mistura de pop rock e influências de gêneros populares, eles fizeram um sucesso astronômico em todo o Brasil. E quem não se lembra da sua icônica Brasília Amarela? Para os fãs mais aficionados, o Movie Cars produziu uma réplica que chama muito a atenção, causando uma nostalgia que deixa muita saudade da banda.

E enfim, século XXI, época do sucesso de bandas emo, do new metal e do metal industrial como My Chemical Romance, The Strokes, Linkin Park, Korn, Rammstein, Deftones, Limp Bizkit e Slipknot, que reinventaram o estilo trazendo um som mais descolado (e pesado) dessa vez.
E aí, o que achou da nossa linha do tempo contando um pouco sobre a história do rock e sua trajetória até os dias de hoje? Qual é a sua banda favorita? Queremos saber!
Acompanhe as novidades do Movie Cars nas redes sociais!