Cosplay: o guia completo

Circuito Cultural Geek 2021 | Especial Cosplay - Suco de Mangá
Cosplay de Flash

No mundo geek, a linguagem do amor é muito diversa. Desde maratonar sua série de tv favorita até ir a eventos que juntam fãs de um universo em específico, a vontade do fã de expressar sua paixão pelo o que o marcou nas telinhas nunca é monótona.

E é deste mesmo ímpeto em comum que surge o Cosplay. A palavra, uma junção derivada do inglês “Costume” (fantasia) e “Roleplay” (interpretação), tem como significado considerado o ato de se vestir, caracterizar e interpretar um personagem fictício.

Hoje, essa febre está em todo lugar, competições próprias, estreias de cinema, festas temáticas, entre outros. Sendo assim, nós do Movie Cars, que amamos uma tematização, preparemos o guia completo sobre cosplay: de sua origem até os dias atuais.

Origem

O legado do cosplay iniciou-se em 1939, quando a cidade de Nova York nos Estados Unidos sediou o evento 1st World Science Fiction Convention (Primeira Convenção Mundial de Ficção Científica).

Durante esta convenção, os jovens Forrest Ackerman e Myrtle Douglas, inspirados pela ficção científica de 1936 “Daqui a Cem Anos” (“Things to Come”, em inglês), decidiram ir ao local caracterizados com roupas futuristas dos personagens do filme. Os dois, que acabaram chamando bastante atenção do público que frequentava o evento, foram considerados os pioneiros do que deu início ao movimento cosplay.

À esquerda, Forrest Ackerman e Myrtle Douglas e à direita, os personagens de Things To Come na qual eles se inspiraram

Do ocidente pro oriente

A partir de 1984, quando Nobuyuki Takahashi saiu de uma convenção em Los Angeles disseminando o termo “cosplay” para o Japão em uma revista, o ato de incorporar um personagem da cultura pop tomou outras proporções, tornando-se um verdadeiro fenômeno no país.

Cosplay, você sabe o que é? Veja os melhores! - Menininha é a Mãe
Revista “Hero Costume Operation”, de 1984

Esta influência afetou diretamente a comunidade otaku: fãs de animes e mangás, os famosos desenhos japoneses. Deste modo, os denominados cosplayers utilizam da criatividade para representar icônicas personas, sendo os mais comuns de quadrinhos e séries de tv, como: Naruto, Death Note, Sword Art Online e One Piece.

Porém, há muitos que dizem que o famoso “Kosupure” (termo “cosplay” em japonês) já existia há muito tempo, considerado por muitos apenas a transformação contemporânea de algo antigo.

A arte antiga do Cosplay

Analisando a ideia de festas à fantasia, similares ao que o Cosplay propõe hoje, durante o século XV, na Idade Média, os bailes de máscaras, que aconteciam em cidades italianas como Florença e Veneza, também possuíam um conceito parecido.

Precursores da concepção moderna do carnaval brasileiro, os bailes tinham a intenção de proporcionar períodos onde a população, principalmente a classe mais baixa, pudesse ter momentos de pura diversão e festividade, com muita música e dança nas ruas.

Com inspiração no Commedia dell´Arte, famoso gênero teatral da Itália, as pessoas podiam incorporar alguns personagens da dramaturgia pro trás das máscaras e assim, curtir o carnaval tradicional escondendo seus rostos.

Veja fotos e curiosidades de 10 festas de Carnaval pelo mundo | Viagem e  Turismo
Máscaras no carnaval italiano

O Cosplay de hoje

Atualmente, depois de toda a repercussão do cosplay, alguns fãs investem tempo e dinheiro em competições próprias do assunto, se tornando verdadeiros profissionais. Este é o caso de indivíduos como a Linda Le, conhecida como a maior cosplayer do mundo.

A norte americana de 39 anos começou sua carreira logo cedo, quando teve um de seus cosplays utilizados pela empresa de brinquedos e colecionáveis, Kotobukiya.

Hoje, Linda é mundialmente conhecida por sua interpretação da super-heroína Psylocke do X-Men, mas também incorpora outros personagens com tanta qualidade quanto.

Linda Le HD Wallpapers and Backgrounds
Linda Le interpretando Psylocke

Mais do que uma fantasia

Comic-Con International | Visit California
Reunião de Cosplayers na Comic Con

Se sentir pertencente a uma comunidade é um processo na qual todos nós, seres humanos, buscamos. Encontrar um nicho na qual você pode livremente expressar amor em comum entre outras pessoas sem julgamento é indescritível.

Deste modo, o incentivo de eventos que juntem fãs do universo nerd, principalmente depois da pandemia, são todos preciosos para quem sente saudade de um calor humano, e claro, uma reunião nerd.

Sabendo disso, nós do o Movie Cars, parque temático de Foz do Iguaçu com os carros mais icônicos do cinema, convocamos todos os nerds para uma semana cheia de nerdices.

Em comemoração ao Dia do Orgulho Nerd e ao Dia da Toalha (25/05), do dia 24 ao dia 29 de maio, nós preparamos muitas novidades para os geeks que visitarem nosso atrativo. Saiba mais sobre essa nova ação acompanhando nossas redes sociais:

MOVIE CARS ENTERTAINMENT

Para você que é fã de cinema, o Movie Cars Entertainment é um parque temático de conceito único em Foz do Iguaçu, que junta a magia do cinema com a emoção do automobilismo em 24 cenários e mais de 50 veículos

– Horário de Funcionamento:

De terça à domingo, das 09h00 às 18h00.

– Endereço:

Rodovia das Cataratas – BR 469, km 20 nº 11547 Localizado 950 metros da entrada do Parque Nacional do Iguaçu (Cataratas do Iguaçu).

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Visite-nos
Categorias
 
Últimas publicações

Endereço:

Rodovia das Cataratas - BR 469, km 20 nº 11547
Parque Nacional do Iguaçu, Foz do Iguaçu - PR, 85853-881, Brasil

Trace sua rota

Utilize seu App de preferência

DE TERÇA A DOMINGO
das 9h às 19h

Bilheteria
das 9h às 18h

ACESSO Ao parque
das 9h às 18h

Restaurante, Loja e
Fotografia das 9h às 19h