Arte com o título do post, as Cataratas do Iguaçu de fundo, e a foto do apresentador Faustão com o texto "Compras no PY e Cataratas? Errou!" ao lado.

5 coisas que você não sabia sobre Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu é muito mais que apenas a Terra das Cataratas ou o paraíso de compras por fazer fronteira com Ciudad Del Este, no Paraguai. Existem muitos fatos interessantíssimos sobre a tríplice fronteira iguaçuense que poucas pessoas conhecem. Hoje separamos pra você algumas curiosidades incríveis sobre um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil.

1. Foz é uma das 10 cidades mais visitadas do Brasil

Foto das Cataratas do Iguaçu vista de cima.
Cataratas do Iguaçu – Foto: Mayra Villas Boas Francisco Zamulko, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Foz do Iguaçu aparece muito bem ranqueada em todas as listas de cidades mais visitadas do país. Em 2021, por exemplo, o TripAdvisor, maior plataforma de viagens do mundo, elencou os destinos mais procurados por viajantes do mundo todo. A cidade iguaçuense aparece em 12º lugar entre os destinos mais procurados da América do Sul e, se considerarmos apenas os destinos brasileiros, a Terra das Cataratas aparece em 6º. Em um levantamento do site Decolar em 2019, período anterior à pandemia, a tríplice fronteira alcançou o 4º lugar. Está claro que Foz do Iguaçu é um destino cobiçado por turistas do mundo todo!

2. Foz do Iguaçu abriga a maior usina hidrelétrica do mundo

Foto aérea da Usina de Itaipu.
Usina de Itaipu – Foto: Jonas de Carvalho, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

O charme de Foz do Iguaçu não se resume “apenas” às Cataratas. A cidade iguaçuense também é reconhecida por ser a casa da Usina Hidrelétrica de Itaipu, a maior do mundo em produção de energia, superando os 103 milhões de megawatts por hora em 2016, recorde de produção de energia por uma usina no mundo. A barragem de Itaipu tem quase 8km de comprimento de uma ponta a outra, por onde se distribuem 20 unidades geradoras que comportam o equivalente a metade da vazão das Cataratas do Iguaçu cada uma! A Usina também é um ponto turístico da cidade, tendo recebido mais de 24 milhões de visitantes desde a abertura para visitação em 1976.

3. “Descobrimento” das Cataratas do Iguaçu

Foto de uma estátua em homenagem à Álvar Nuñez Cabeza de Vaca.
Estátua em homenagem à Álvar Nuñez Cabeza de Vaca – Foto: dtobias, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Em 31 de janeiro de 1542, Álvar Nuñez Cabeza de Vaca se tornou o primeiro europeu a encontrar as quedas das Cataratas do Iguaçu. Cabeza de Vaca estava em uma missão até a cidade de Assunção, no Paraguai, quando se deparou com a imensidão das 275 quedas que compõem as Cataratas. Detalhes dessa história podem ser encontrados no Marco das Três Fronteiras, um dos atrativos mais conhecidos de Foz do Iguaçu, através do Memorial Cabeza de Vaca presente no local.

4. Celebridades internacionais que já estiveram em Foz

Princesa Diana em Foz do Iguaçu – Foto: Tim Grahan

São várias as celebridades que já passaram por Foz do Iguaçu, todas atraídas, obviamente, pela beleza das Cataratas do Iguaçu. A Princesa Diana esteve por aqui em 1991, visitou o Parque Nacional do Iguaçu e almoçou no Hotel das Cataratas. A inclusão da cidade no roteiro de viagem foi uma solicitação da própria Lady Di.

Tony Hawk, o mais famoso skatista do mundo, visitou a Terra das Cataratas em 2013 para participar do X Games, um evento de esportes radicais organizado pela rede de TV americana ESPN. Uma das edições daquele ano do evento aconteceu dentro do Parque Nacional do Iguaçu, com vista privilegiada das quedas.

Jackie Chan veio ao Brasil em 2012 para receber um jato particular que havia adquirido da empresa brasileira Embraer, marca cujo o ator é embaixador, e aproveitou para dar uma passada em Foz do Iguaçu. Vários vídeos da visita do ator à tríplice fronteira estão disponíveis na internet.

A cantora americana Katy Perry desembarcou em Foz do Iguaçu durante a turnê The Witness, em 2018. Porém, a celebridade ficou hospedada em Puerto Iguazu, na Argentina, e aproveitou para turistar nas Cataratas do Iguaçu pelo lado dos hermanos.

5. Foz do Iguaçu nas telonas

Cenas do filme 007 Contra o Foguete da Morte (1979) – Divulgação: Cataratas do Iguaçu

A tríplice fronteira já serviu de cenário para vários filmes nacionais e internacionais. O mais recente deles é Pantera Negra, de 2018, onde filmagens das Cataratas do Iguaçu foram utilizadas para representar o reino fictício de Wakanda. Dentre os filmes gravados em Foz do Iguaçu estão A Missão (1986), Mr. Magoo (1997), Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008), Miami Vice (2006) e As Tartarugas Ninja – Fora das Sombras (2016).

O espião mais famoso das telonas também já deu as caras na Terra das Cataratas. O filme 007 Contra o Foguete da Morte, de 1979, foi estrelado por Roger Moore, que protagonizou uma cena de perseguição de tirar o fôlego pelas águas do rio Iguaçu.

Se você é fã do James Bond de Moore, você vai se arrepiar com o cenário baseado no filme 007 – O Espião que me Amava (1977) que temos aqui no Movie Cars, onde está exposta uma Lotus Esprit igualzinha à do filme!

Cenário baseado no filme 007 – O Espião que me Amava (1977) – Divulgação: Movie Cars

Você também pode se sentir uma celebridade em Foz

Aqui no Movie Cars você tem a oportunidade de viver um dia de estrela de cinema, imergindo na cultura pop através dos cenários mais cinematográficos da região. Vale a pena conferir!

MOVIE CARS ENTERTAINMENT

Quem vai em direção ao Parque Nacional do Iguaçu, ao passar pela rotatória de acesso ao aeroporto de Foz do Iguaçu, irá encontrar o Movie Cars Entertainment à esquerda, via marginal do Hotel Colonial.

O parque Movie Cars Entertainment traz muitas novidades através das redes sociais. Por isso, nos acompanhe no Instagram, Facebook e Twitter (@moviecarsbr).

– Horário de funcionamento:

Todos os dias, das 09h00 às 18h00.

– Endereço:

Rodovia das Cataratas – BR 469, km 20 nº 11547

Localizado 950 metros da entrada do Parque Nacional do Iguaçu (Cataratas do Iguaçu).

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Visite-nos
Categorias
 
Últimas publicações

Endereço:

Rodovia das Cataratas - BR 469, km 20 nº 11547
Parque Nacional do Iguaçu, Foz do Iguaçu - PR, 85853-881, Brasil

Trace sua rota

Utilize seu App de preferência

DE TERÇA A DOMINGO
das 9h às 19h

Bilheteria
das 9h às 18h

ACESSO Ao parque
das 9h às 18h

Restaurante, Loja e
Fotografia das 9h às 19h