10 mentiras que o cinema te contou

Arnold Schwarzenegger

Dia primeiro de abril é o dia internacional da mentira (é o único dia do ano em que é aceitável falar que o Movie Cars é um museu de carros antigos, ok?). Todos nós sabemos que o cinema é repleto de exageros para tentar nos vender a ideia do filme, certo? Muitas vezes a gente consegue notar a mentira sem muito esforço e até pode deixar passar, dependendo da proposta do filme. Porém, você sabia que há várias mentiras que o cinema contou tantas vezes que a gente passou a acreditar (ou pelo menos, não questionar)? É isso que vamos abordar no post de hoje: 10 mentiras que o cinema te conta e você acredita.

Você tem direito a apenas um telefonema caso seja preso

Cena de Orange Is the New Black

Não se preocupe, de acordo com o artigo 5º da constituição federal, “a prisão de qualquer pessoa e o local onde se encontre serão comunicados imediatamente ao juiz competente e à família do preso ou à pessoa por ele indicada”. Ou seja, se você for preso, é dever do estado informar algum membro da sua família sobre o ocorrido e também a um juiz para que ele avalie se a prisão está de acordo com a lei.

A pessoas são “secas” pelo telefone

Cena de Meninas Malvadas

Nós, brasileiros, sempre nos incomodamos quando os personagens dos filmes e séries atendem o telefone sem falar “oi” e desligam sem se despedir, mas saiba que isso não é comum. Isso, na verdade, é um recurso da direção para tornar os diálogos ao telefone mais dinâmicos e para que não atrapalhem no ritmo do filme. É muita grosseria desligar o telefone na cara do outro!

Clorofórmio faz a pessoa desmaiar rápido

Desmaio por meio de clorofórmio

O clorofórmio é um anestésico e realmente tem a capacidade de fazer uma pessoa desmaiar, mas para isso é necessário que o indivíduo inale a substância por cerca de 5 minutos. Ou seja, assim como as pessoas mal-educadas no telefone, aquelas cenas onde os bandidos rendem uma pessoa pelas costas e faz ela desmaiar em segundos nada mais é do que um recurso do cinema para dar dinamismo ao filme. Na vida real, não é assim que acontece.

É possível andar nos dutos de ventilação de um prédio

Bruce Willis em duto de ventilação

Tecnicamente, se você der a sorte de encontrar um duto de ar do seu tamanho, é possível. Mas na vida real existem diversos outros obstáculos que não são mostrados nos filmes. Esses dutos geralmente são estreitos demais e possuem desvios de direção acentuados, tornando impossível se locomover até a outra ponta, e também não foram feitos para suportar o peso de uma pessoa. Além disso, uma pessoa pode se intoxicar com o ar poluído que viaja através desses sistemas ou até mesmo se machucar com partes de metal soltas. Então se você estiver pensando em invadir um prédio através de um sistema de ventilação, é melhor procurar uma forma mais prática.

É possível abrir um cadeado com um tiro

Tiro no cadeado

Bem, é possível, mas só se você tiver uma arma MUITO potente. Com um revólver ou pistola comum, o máximo que você vai conseguir é estraga-lo. Você vai precisar gastar vários cartuchos para conseguir arrebenta-lo, mas convenhamos que provavelmente existem formas mais discretas de abrir um cadeado.

Carros explodem muito fácil

Carro pegando fogo

Aqui vai uma pequena e bem resumida aula de física: para uma explosão acontecer, é necessário haver gás quente e inflamável, pressão e ao menos uma faísca para inflamar esse gás. Porém, a gasolina armazenada em um carro continua líquida e o tanque não suporta acumular pressão suficiente para haver uma explosão. Então mesmo que um projétil acerte o tanque e cause uma faísca, é extremamente improvável que ocorra uma explosão como àquelas vistas em filmes. Então use o cinto de segurança e dirija dentro do limite de velocidade que você vai estar seguro, seu carro não vai explodir se você sofrer um acidente.

No espaço, as explosões emitem som

Cena de explosão no espaço em Star Wars

Na franquia Star Wars, as batalhas no espaço rendem muita destruição e explosões. E o que chama atenção para os físicos de plantão é que, mesmo no vácuo do espaço, o som das explosões se propaga normalmente. Na vida real isso não acontece porque o som é transmitido através de ondas mecânicas que necessitam de moléculas para se formarem, o que não existe no vácuo do espaço.

É possível sair andando normal durante uma explosão

Clipe da música Bad Blood de Taylor Swift

Os filmes de ação adoram terminar as cenas mais eletrizantes com o protagonista saindo andando tranquilamente enquanto se vê uma explosão gigantesca ao fundo. Porém, quem se lembra da explosão em uma fábrica no Líbano, em 2020, por exemplo, percebeu que mesmo longe do foco da explosão, muitos veículos e imóveis acabaram sendo completamente destruídos. Isso acontece porque o poder de destruição de uma explosão, na verdade, acontece através da onda de choque que ela propaga. Se uma pessoa tentasse sair andando de uma explosão, no mínimo ela seria projetada para frente por conta dessa onda de choque.

Invadir área de embarque do aeroporto é fácil

Área de embarque de aeroporto

Talvez antes dos atendados de 11 de setembro fosse mais fácil invadir a área de embarque de um aeroporto para impedir que a sua amada fosse embora para sempre. Porém, após a tragédia de Nova York e outros ataques terroristas em aeroportos ao redor do mundo, a segurança desses locais aumentou bastante. Hoje em dia a polícia é autorizada a utilizar força, inclusive letal, para impedir invasões em aeroportos. Portanto, se a mulher dos seus sonhos está indo embora, é bom você alcança-la antes que ela chegue ao aeroporto, porque depois fica um pouco mais perigoso.

Pular na água de um lugar alto não machuca

A Saga Crepúsculo: Lua Nova, Bella pula do penhasco

A maneira mais fácil e, portanto, menos precisa de explicar isso, é dizendo que, dependendo da velocidade que um corpo atinge a água, ela se comporta como uma superfície sólida. O recorde de salto mundial mais alto é do brasileiro Laso Schaller, que saltou a mais de 58 metros de altura. É necessário preparação e muito treino para conseguir realizar um salto desses sem se machucar. Assim, quando você se deparar com aquelas cenas onde o personagem pula de um penhasco gigantesco e sobrevive como se nada tivesse acontecido, saiba que se você a vida real, ele jamais viveria para contar a história.

Algumas mentirinhas não fazem mal

Espectadores no cinema

Bem, podemos perceber que os cineastas não são muito interessados em ciência, apenas querem contar histórias interessantes e que prendam o público. Convenhamos que algumas mentirinhas em nome do entretenimento não fazem mal a ninguém, não é mesmo? Mas se há uma verdade irrefutável nesse mundo, é que o Movie Cars é incrível e você precisa conhecer, especialmente se você for fã de cinema!

MOVIE CARS ENTERTAINMENT

Fachada Movie Cars

Quem vai em direção ao Parque Nacional do Iguaçu, ao passar pela rotatória de acesso ao aeroporto de Foz do Iguaçu, irá encontrar o Movie Cars Entertainment à esquerda, via marginal do Hotel Colonial.

O parque Movie Cars Entertainment traz muitas novidades através das redes sociais. Por isso, nos acompanhe no Instagram, Facebook, TikTok e Twitter.

– Horário de Funcionamento:

Todos os dias, das 09h00 às 18h00.

– Endereço:

Rodovia das Cataratas – BR 469, km 20 nº 11547 Localizado 950 metros da entrada do Parque Nacional do Iguaçu (Cataratas do Iguaçu).

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Visite-nos
Categorias
 
Últimas publicações

Endereço:

Rodovia das Cataratas - BR 469, km 20 nº 11547
Parque Nacional do Iguaçu, Foz do Iguaçu - PR, 85853-881, Brasil

Trace sua rota

Utilize seu App de preferência

DE TERÇA A DOMINGO
das 9h às 19h

Bilheteria
das 9h às 18h

ACESSO Ao parque
das 9h às 18h

Restaurante, Loja e
Fotografia das 9h às 19h